O IDEB representa um indicador da qualidade da educação que avalia a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP, é formulado e divulgado a cada dois anos de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino em português e matemática. A meta desta avaliação é que o patamar educacional do Brasil atinja a média dos países da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Em termos numéricos, isso significa evoluir da média nacional 3,8, registrada em 2005, para um IDEB igual a 6,0 até 2022.

O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Os resultados do Índice de em 2017 foram divulgados nesta segunda-feira dia 03 de Setembro, e Licínio de Almeida, novamente figura entre os melhores do Estado. O município atingiu 6,8 no IDEB nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 6,0 nos Anos Finais do Ensino Fundamental, números esses que ultrapassam as médias nacionais, que foram de 5,8 e 4,7 respectivamente. O resultado só foi possível graças ao empenho de toda equipe: diretores, coordenadores, funcionários e principalmente, professores e alunos.

Com os resultados do IDEB divulgados pelo MEC, a população de Licínio de Almeida, no Sudoeste Baiano, tem mais que mil motivos para comemorar. Isto porque o município, pela quinta vez consecutiva, está entre os melhores do Estado na avaliação do Ministério da Educação.